Teve início anteontem, terça (6), a III Semana de Turismo e VII Fórum Municipal de Turismo de Barretos, com o tema “Potencialidades Rurais e Gastronômicas de Barretos”, o encontro acadêmico busca discutir o desenvolvimento do turismo rural, que tem grande potencial cultural na região.

O evento é realizado pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Barretos, em parceria com o SEBRAE e a Secretaria Municipal de Turismo do município.

A abertura contou com a presença do Diretor do Campus IFSP, Sérgio Vicente de Azevedo, o Secretário de Turismo de Barretos Adriano Santos, o prefeito de Barretos, Guilherme Ávila, o gerente regional do SEBRAE – Barretos, Nílcio Freitas, o Coordenador do curso de Turismo do IFSP, Alexandre Prado, além de empresários e alunos. A Estância Turística de Olímpia esteve presente no evento, representada pela turismóloga da Secretaria de Turismo, Cristina Prado Rodrigues.

DSC_0088-(1)

O primeiro dia da Semana Acadêmica foi marcado por uma palestra ministrada pelo empresário de Socorro – SP e Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, José Fernandes Franco. Ele mostrou casos de sucesso sobre o ecoturismo e o turismo rural em Socorro e abordou questões sobre o poder de participação do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo – e a acessibilidade no turismo. O palestrante falou da grande importância do COMTUR no desenvolvimento do turismo e a união imprescindível entre empresários e a gestão municipal. “O COMTUR é o poder da sociedade civil sobre todas ações – públicas e privadas – aplicadas no setor”.

Além disso, o empresário enfatizou a necessidade da iniciativa privada unir forças e realizar obras e investimentos. “Temos a mania de achar que a responsabilidade é só do poder público, sendo que nós (empresários) somos os protagonistas e interessados que serão mais beneficiados com o investimento”, declarou o palestrante.

É com base nesse pensamento que Socorro tem recebido destaque internacional devido a sua estrutura no turismo rural e de aventura e também com relação à acessibilidade. Atualmente, a Estância é referência em turismo acessível, proporcionando a inclusão de todos os tipos de deficiência e também pessoas com mobilidade reduzida, como idosos, crianças e patologias temporárias. “É por isso, que a participação de debates sobre turismo é de extrema importância para aprendermos com as Estâncias que são mais experientes. Conseguimos aproveitar muito do conhecimento exposto e podemos aplicar em ações no turismo em Olímpia”, ressaltou o Secretário de Turismo, Beto Puttini.

Para a turismóloga Cristina Prado, o aprendizado também irá contribuir com o trabalho desenvolvido na Estância. “A palestra é um incentivo para realizarmos fóruns para atualização e debates para melhorias da atividade em nosso município. Além disso, o case de sucesso da Estância de Socorro mostra como a união da iniciativa privada, do poder público e da sociedade civil conseguiu transformar um futuro desejado em realidade. E a consciência de que somente a sinergia entre todos os setores é que faz um destino turístico ser um verdadeiro sucesso”, concluiu.