A Tereos, uma das líderes mundiais na produção de açúcar, etanol e amidos, promove em todas as suas unidades a campanha Setembro Amarelo, que tem como foco estimular o diálogo aberto sobre saúde mental, além de promover o Programa de Apoio e Prevenção à Covid-19 (PAP Covid-19).

Entre as ações previstas estão atividades de orientação nos refeitórios do Grupo, distribuição de material explicativo sobre o tema, podcast com temáticas voltadas à prevenção e a medidas que podem ser adotadas em situações de ansiedade, apoio a pessoas distantes e como identificar situações suicidas.

Também estão previstas exibições de vídeos com depoimentos sobre a temática da campanha, além da divulgação de filmes, séries e vídeos que possam auxiliar em situações de grande impacto emocional.

“O nosso objetivo é estimular a cultura de cuidado com a saúde mental entre os nossos colaboradores e seus familiares. Passamos por um momento crítico, mais do em qualquer outro período, precisamos redobrar a atenção ao bem-estar psicológico. A Tereos adota um trabalho contínuo de reforço de seus comportamentos, atitude de escuta ativa e gestão do feedback por meio de seus programas de desenvolvimento junto às lideranças com o apoio de Recursos Humanos”, ressalta o diretor de Recursos Humanos da Tereos, Carlos Leston.

Para fechar o calendário da campanha, no dia 23 de setembro a empresa promove uma live para debater os desdobramentos da pandemia na saúde mental das pessoas. O encontro virtual será conduzido pelo psicólogo Luis Antonio da Silva que falará sobre a importância de desapegar dos antigos hábitos e a como aceitar esta nova realidade.

Setembro Amarelo é o nome de um movimento promovido pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) com o apoio do Conselho Federal de Medicina, que traz luz para ações de conscientização sobre fatores de risco a comportamentos suicidas, prevendo orientação adequada.

PAP

Em maio, início da pandemia no Brasil, a Tereos implementou o Programa de Apoio e Prevenção ao Covid-19 (PAP Covid-19). O objetivo do PAP Covid-19 é ajudar na saúde mental dos funcionários e seus dependentes, já que a pandemia do novo coronavírus pode trazer grandes impactos emocionais.

Segundo o diretor de Recursos Humanos da Tereos, Carlos Leston, a pandemia trouxe uma série de preocupações para a população. “Nosso intuito foi apoiar os colaboradores e familiares com um serviço especializado.”

O PAP Covid-19 atende os colaboradores e seus familiares por meio da parceria com a Social Consultoria, disponível 24 horas, todos os dias da semana. O contato é realizado por telefone, de forma gratuita, por uma equipe de assistentes sociais e psicólogos, mantendo total sigilo.

O atendimento trata de assuntos como: orientações e esclarecimentos sobre o coronavírus e as diretrizes de órgãos governamentais de saúde, acompanhamento de pessoas com coronavírus ou com sintomas, casos de dificuldade de adaptação ao isolamento social e apoio emocional diante de tristeza, estresse, pânico, medo e outros aspectos.