DA REDAÇÃO — As agências bancárias de Olímpia, desde a última segunda-feira (19), e ainda nesta quinta-feira (22), estão completamente aderidas ao movimento nacional de greve. Até então, as instituições particulares estavam atendendo meio período apenas, ou seja, a das 12h às 15h, e agora não mais.

Hilario Ruiz
Hilario Ruiz

“Há uma chance de, ainda hoje, quinta-feira, haver um acordo para a retomada dos serviços”, disse o vice-diretor regional do Sindicato dos Bancários de Rio Preto, vereador Hilário Ruiz (PT).

A última rodada de negociação ocorreu ontem, em que os bancários rejeitaram  uma proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste salarial de 7,5% e decidiram manter a greve.

A Federação  informou “que prossegue no esforço para que seja construído um acordo na mesa de negociação que atenda aos interesses de ambas as partes”.

Os bancários reivindicam reajuste salarial de 16% [o que inclui reposição da inflação mais 5,7% de aumento real], participação nos lucros e resultados equivalente a três salários mínimos mais R$ 7.246,82, melhores condições de trabalho, fim das demissões, entre outros.

PROCON

Os correntistas devem procurar os órgãos de defesa do consumidor caso sintam-se lesados.

A entidade têm acompanhado reclamações, como por exemplo, a falta de envelopes para depósito na Caixa Econômica Federal de Barretos, na semana passada.

O fato foi pauta de reunião com o Procon.

A resolução 3.694 do Banco Central confirma que as instituições financeiras não podem recusar ou dificultar aos clientes e usuários o acesso aos canais de atendimento convencionais no interior do banco.