Durante o encontro com o governador João Doria e emissoras de Rádio na manhã desta quinta-feira (4), no Palácio dos Bandeirantes, como o Diário publicou com fotos e informações, agora conseguimos o vídeo de toda a reunião, publicada pelo Palácio em suas plataformas, e destacamos a parte em que a jornalista Janaína Longhi, representando a Espaço Livre AM, ao lado de Mara Ramos, de Olímpia, faz uma pergunta ao governador.

Janaína perguntou ao governador o que representa para Olímpia ser o primeiro Distrito Turístico do Estado de São Paulo e, também, ser incluída na recém-criada Região Metropolitana de Rio Preto, “o que significa na prática, o que os olimpienses podem esperar de melhorias e investimentos nessas duas questões”.

Doria elogiou a ‘representação feminina’ da Espaço Livre AM com duas mulheres: Janaína e Mara, e Jana retrucou dizendo que reparou que, naquela reunião, ‘a hegemonia masculina prevalecia’. “Essa pergunta é muito boa”, disse Doria, acrescentando que “muitos veem nessas denominações meras chancelas, carimbos, e não é assim, a regionalização contribui muito para a população, agilizando recursos, investimentos, inclusive para os distritos turísticos, por isso há muita briga entre os municípios que querem se transformar em distritos”.

Antes de passar para o secretário Marco Vinholi, do Desenvolvimento Regional, Doria elogiou o prefeito Fernando Cunha (foto) e sua gestão, passando também pelo ex-prefeito, hoje deputado federal Geninho Zuliani (DEM-SP): “Fiquei impressionado com o prefeito de Olímpia Fernando Cunha, ele passa uma excelente impressão nas duas vezes em que estive lá, falei isso para ele, inclusive, ele é objetivo, direto, focado e, com todo o respeito pelos prefeitos e prefeitas de nosso Estado, eu aprecio quando vejo um prefeito que não perde tempo com bobagem, vai direto, é criativo. Esse é um dos motivos dos bons resultados que Olímpia vem alcançando, porque também teve um prefeito, o Geninho Zuliani, seu antecessor, na mesma linha”.

Doria continuou com a linha de raciocínio: “Olha a diferença em dez anos, a transformação de Olímpia, hoje em Distrito Turístico de Olímpia, e o mais importante do País, não é à toa que fui inaugurar o maior Resort do Brasil, que não fica em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, mas fica em Olímpia (Solar das Águas Park Resort)”.

O governador classificou Olímpia como “uma das maiores potências turísticas do País, de hotelaria, porque o setor privado confia na gestão pública de Olímpia, e vice-versa, e por isso fiz questão de ir inaugurar esse Resort”.

MARCO VINHOLI

Por sua vez, o secretário estadual do Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, completou a resposta à pergunta da jornalista olimpiense: “O Turismo é uma área que o governador João Doria conhece como ninguém, e temos um especialista que é o secretário de Turismo Vinicius Lummertz, e colocam todo o potencial em Olímpia, mais dinamismo, mais financiamentos estaduais e, com certeza, do mundo, já que Olímpia, cada vez mais, se torna referência no País em Turismo”.

Vinholi explicou a necessidade de novas regiões metropolitanas, como a de São José do Rio Preto, incluindo Olímpia: “Paralelo ao desenvolvimento turístico, com o Distrito, vem a nova regionalização do Estado, há cerca de 40 anos o então governador Franco Montoro fez um processo muito importante em nosso Estado estabelecendo uma democracia participativa com as regiões, estabelecendo a descentralização que colocou o Estado de São Paulo como é hoje, com desenvolvimento em todas as regiões, e com isso ganha Olímpia na região Metropolitana de Rio Preto, com mais planejamento urbano integrado, pensando em 15, 20, 30 anos à frente”.

Além disso, destacou o secretário Vinholi, com a Região Metropolitana vem a criação de um Conselho onde as prefeituras, juntamente com um Parlamento Regional, o Governo do Estado, e a sociedade representativa, arbitram sobre os rumos da região, criando regras comuns para todos, as pessoas moram nas cidades, mas vivem cada vez mais na região, com Faculdade, Hospitais, Lazer, enfim, é uma dinâmica muito importante para o futuro de toda a Região e, depois, os investimentos virão. Haverá de ter a criação do Fundo de Desenvolvimento Regional, dos municípios, com o governo estadual, por isso chamamos de nova regionalização do Estado de São Paulo”.

AEROPORTO PRIVADO

O governador retornou a palavra para a jornalista olimpiense, reforçando que o futuro aeroporto regional de Olímpia terá de ter a participação da iniciativa privada: “Eu falei ao prefeito Fernando, nem pense em administrar, e ele confirmou que a concessão terá de ser privada, fizemos essa modelagem com 22 aeroportos paulistas, dois lotes de 11 e deu certo, foi um sucesso. Portanto, segue essa modelagem privada, coloca em Bolsa para concessão privada, e será um sucesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here